quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aprenda a controlar a respiração e livre-se da ansiedade



Você talvez já tenha notado que, quando está preocupado com alguma coisa, seu coração dispara e muitas vezes você parece não conseguir encher suficientemente de ar os pulmões. Quanto mais se esforça para voltar ao normal, pior as coisas parecem ficar. Em tais situações, esqueça o velho truque do “respire dentro de um saco de papel” para se acalmar e ajudar a recuperar o fôlego. Em vez disso, experimente uma das seguintes táticas:
1 - Deite-se no chão – em um local silencioso, se possível. Coloque uma das mãos no peito e pressione suavemente para limitar o sobe-e-desce, enquanto tenta respirar normalmente. Faça isso por pelo menos cinco minutos, o tempo todo usando a mão para controlar o ritmo respiratório. A sua meta é manter os movimentos do peito o mais reduzidos possível, enquanto estimula outras partes do corpo, como o diafragma, a estabelecer o ritmo de sua inspiração e expiração. Se conseguir, afaste-se da fonte de sua ansiedade. Tente se imaginar numa situação relaxante, como aconchegado no sofá, lendo um livro ou assistindo à televisão, ou tomando um banho morno. Pense em como você respiraria nessa circunstância. Permaneça concentrado nesse estilo tranqüilo de respiração e logo vai começar a recuperar o fôlego e o controle.
2 - Batuque - Pesquisas demonstram que batucar em grupo é uma ótima forma de aliviar o estresse. Um estudo comparou a composição química do sangue de 50 pessoas, incluindo algumas que participavam de uma roda de batuqueiros e outras que apenas permaneciam sentadas ouvindo os tambores. Descobriu-se que os batuqueiros tinham níveis muito mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse, e níveis bem mais altos de imunidade natural. O Hospital John Radcliffe, na Inglaterra, inseriu reuniões de batuque para a sua equipe como forma de relaxar as tensões do dia de trabalho. (Fonte: Dicas Secretas – Reader’s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...